Crúzio
Um doce de raízes monásticas
O doce intelectualmente valioso
O Crúzio é um doce exclusivo do Café Santa Cruz que pretende homenagear o Café, a Igreja e o Mosteiro de Santa Cruz. É confecionado com base numa antiga receita utilizada quando o Café Santa Cruz era simultaneamente Café e Restaurante.
O doce é confecionado utilizando ingredientes tradicionais, como o doce de ovos e a amêndoa tostada. Há uma clara aposta na qualidade e na seleção das matérias primas, que se traduz no sabor, na textura, na consistência e na doçura do Crúzio. O doce faz as delícias de quem o prova!
A primeira referência ao doce data de março de 1951, estando incluído no menu de um casamento realizado em Côja. Os serviços de catering do Café Santa Cruz eram de reconhecida qualidade e eram solicitados para casamentos, batizados, festas de aniversário, para as visitas pastorais, para celebrações de datas relevantes ou receções a convidados de honra (especialmente pela Câmara Municipal ou pela Universidade de Coimbra).
O Crúzio apresenta-se embalado numa caixa com ilustração inspirada na antiga espiritualidade do espaço e num dos vitrais que são parte da identidade deste estabelecimento comercial.