Avançar para o conteúdo

O Mapa do Mundo

    O Mapa do Mundo que apresentamos resulta de um levantamento das nacionalidades das pessoas (turistas, visitantes e clientes) que estiveram no Café Santa Cruz, a partir do dia 25 de Julho de 2022.

    Tudo começou com a simples curiosidade de perceber / saber / conhecer qual a nacionalidade das pessoas que visitam o Café. Já tínhamos a noção que os nossos visitantes, os nossos clientes, eram provenientes dos 5 continentes, mas nunca soubemos em concreto qual a sua nacionalidade.

    Esta nossa curiosidade era logo despertada, à entrada da porta, pela fisionomia das pessoas: pela cor da pele, pelo seu idioma, mas também pela pronúncia, por exemplo, do seu inglês ou do seu espanhol. É interessante também realçar que mesmo em Portugal temos pronúncias diferentes que são característica de cada uma das nossas regiões, sendo muitas vezes, para nós, um desafio identificar a sua proveniência, por exemplo, se as pessoas são do Porto, de Lisboa, do Algarve, do Alentejo, da Madeira ou dos Açores, …

    Neste Mapa do Mundo estão assinalados apenas os países dos clientes a quem perguntámos a sua nacionalidade. Neste final de ano contamos com a presença de pessoas de 66 nacionalidades, provenientes dos 5 continentes.

    Certamente que terão havido muitas pessoas que vieram de outros países, mas, fruto do movimento, do trabalho, da agitação do momento, não tivemos oportunidade de perguntar a sua nacionalidade.

    Porém, com a exposição no Café Santa Cruz deste Mapa do Mundo, onde estão já assinalados os 66 países, provavelmente os nossos clientes, de outras nacionalidades, terão a oportunidade de contribuir para alargar o número de países que nos visitam, colocando um autocolante no respectivo Pais. Neste Mapa do Mundo da Porto Editora, datado de 2021 estão identificados 198 países. Por isso, ainda temos um longo caminho a percorrer ….

    É de sublinhar que muitos destes visitantes nos perguntam, nos pedem conselhos, sobre os locais a visitar, os restaurantes onde podem degustar as nossas especialidades ou outros Cafés onde podem experimentar a doçaria tradicional e conventual da nossa região. Estas informações que prestamos têm como objectivo despertar, sensibilizar, os nossos visitantes para a história, para a cultura e para o património da nossa cidade.  Esta é uma função que desempenhamos com muito carinho.

    Fruto da nossa experiência, podemos identificar, caracterizar, o tipo de turismo que nos visita, da seguinte forma:

    – como turismo cultural (pela nossa história, pelo património, pelas tradições);

    – como turismo gastronómico (especialmente no que respeita à nossa doçaria conventual);

    – como turismo de negócios (para participar em exposições / conferências / congressos / seminários de diversas temáticas: económica, científica, política e / ou social; para participar em feiras e/ou exposições, …);

    – como turismo de recreio (de lazer, apenas pelo prazer de mudar temporariamente de lugar ou de entretenimento porque vai assistir a um espectáculo e/ou a um outro evento cultural).

    Esta é mais uma iniciativa que pretende vincar a existência, a importância, a relevância, do Café Santa Cruz como Café Histórico, como o ponto de encontro da Cidade, um Café de Coimbra, um Café de Portugal, um Café da Europa e do Mundo.

    Coimbra, 15 de Janeiro de 2023.